domingo, 27 de novembro de 2011

A SUSTENTABILIDADE E O DESIGNER DE INTERIORES


NATUREZA - fernandaseabradesigner.blogspot.com


A Sustentabilidade tem sido matéria de discussão nas diversas áreas profissionais em todo o mundo. A cultura de viver usufruindo o que se tem sem prejudicar as gerações posteriores torna-se hoje, imprescindível para uma conciliação entre as necessidades e demandas sociais, o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.
No que se refere à degradação ambiental, o ramo da construção civil tem uma grande importância para o avanço da escassez dos recursos naturais, ameaçando a qualidade de vida das gerações vindouras. No entanto, é possível perceber uma crescente conscientização nessa área do conhecimento, a qual tem buscado formas de atenuar essa contribuição, desenvolvendo novas tecnologias e utilizando materiais renováveis no mercado construtor.
Atualmente, construções sustentáveis, arquitetura sustentável e design de interiores sustentável são termos obrigatórios para o bom desenvolvimento de um projeto de moradia.
Quando se fala em Design de Interiores Sustentável, o respeito pelas regras da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar) torna-se preocupação inicial, desde a criação do projeto, até a sua concretização.
Buscando sempre a melhoria do elemento já existente, o Designer de Interiores deve aplicar à sua criação o uso de produtos que mostrem o respeito ao meio ambiente, que sejam acessíveis economicamente, e que proporcionem o bem estar e a satisfação de quem deles fizer uso.